Pages

Ads 468x60px

14 de jul. de 2010

Bobby McFerrin e o poder da escala pentatônica

Vejam que impressionante como Bobby McFerrin consegue transformar uma platéia em um grande instrumento musical.

Isso aconteceu durante a sua participação no evento Notes & Neurons: In Search of the Common Chorus (Notes & Neurônios: Em Busca do Coro comum) no World Science Festival em junho de 2009.

Depois de um debate entre McFerrin, 3 neurocientistas e outros 2 músicos sobre cérebro e música, ele termina dizendo: “é algo sobre expectativas” e começa a demonstrar fazendo com que a platéia reproduza a escala pentatônica de uma maneira tão simples e natural que até parece que foi tudo ensaiado, mas não foi!!!!!!

Assistam ao vídeo e vejam como McFerrin demonstra o poder da escala pentatônica!

World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.

13 de jul. de 2010

Morre o Músico Paulo Moura

Ontem, 12/07/2010 morreu o compositor, arranjador, saxofonista e clarinetista Paulo Moura.

Ele era considerado um dos principais nomes da música instrumental no Brasil e tocou com Ary Barroso, Dalva de Oliveira e Elis Regina, entre outros.

O músico nasceu em 1933, em São José do Rio Preto (interior de São Paulo) e começou a estudar música aos nove anos. Começou estudando piano, incentivado por seu pai. Seus irmãos também músicos, já tocavam. José e Alberico, o trompete e Valdemar, o trombone . Aos 11 anos, começou a tocar no conjunto de seu pai - Pedro Moura - em bailes populares. Pouco tempo depois, passa a estudar clarinete.

Em 1947, se mudou para o Rio de Janeiro com a família, onde ingressa na Escola Nacional de Música, estudando teoria, harmonia, contraponto, fuga, composição com grandes mestres como Guerra Peixe, Moacir Santos, Paulo Silva e Maestro Cipó.

Em 1956, Gravou seu primeiro disco, "Moto Perpetuo". Tornou-se um dos mais requisitados instrumentistas do Rio de Janeiro, sendo o primeiro clarinetista do Teatro Nacional.

Moura ganhou o primeiro Grammy Latino para Música de Raiz com o trabalho "Pixinguinha: Paulo Moura e os Batutas", em 2000. E foi indicado novamente ao Grammy em 2008, na categoria Melhor CD Instrumental, com o disco "Para cá e Pra Lá".

Seu último trabalho foi o CD AfroBossaNova, lançado em julho do ano passado . Em 2009, ele também fez shows na Tunísia e no Equador.





Fontes de pesquisa:

http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/766009-musico-paulo-moura-morre-aos-77.shtml
http://www.diariodepernambuco.com.br/viver/nota.asp?materia=20100713084352

7 de jul. de 2010

Método Pozzoli

Aqui vai o link para o download do Método de Ditado Musical de Pozzoli como prometi a alguns alunos. Espero que todos possam aproveitar e estudar juntamente com o mp3 do método que já postei.


Pozzoli - Guia Teórico-Prático para o ensino do ditado musical - Partes I e II