Pages

Ads 468x60px

22 de ago de 2013

Aniversário de 151 anos de Claude Debussy

Claude Debussy
Hoje, 22 de agosto de 2013, é o aniversário de 151 anos de nascimento do compositor francês Claude-Achille Debussy.
Ele nasceu em Saint Germain, em Paris e sua música agiu como um fenômeno catalisador de diversos movimentos musicais em outros países.
Boa parte da música de Claude Debussy é assim: fluida, evasiva, ambígua em termos de compasso ou tonalidade. É como se o compositor estivesse improvisando ali, extraindo do silêncio esses sons jamais ouvidos – que, por outro lado, soam incrivelmente "certos", infalíveis.
Para muitos músicos e músicologos, a modernidade na música ocidental inaugurava-se com a estreia em Paris da peça orquestral Prélude à l'Après-midi d'un faune, em 22 de dezembro de 1894, 
Quem já escutou esse início, não esquece. Um solo de flauta sonhador, vindo do nada – ao mesmo tempo sedutor e indeciso, sensual e indiferente, sobriamente veemente –, que aterrissa sobre um acorde misterioso. Um jorro de harpa que se ergue e resvala. Um chamado distante de trompas. Silêncio.

Deixo pra vocês apreciarem essa bela música Prélude à l'Après-midi d'un faune.



"O poema sinfônico "Prelúdio a Sesta de um Fauno" é considerado como um dos expoentes da música impressionista. Alguns críticos consideram que o acontecimento é o marco inicial da música moderna.
O poema conta a história de um fauno que toca a sua flauta nos bosques, tentando alcançar, em vão, as ninfas e náiades que ali se passeiam. Extenuado, o fauno cai num sono profundo, logrando nos seus sonhos o que a realidade lhe negara."

Fontes:

0 comentários:

Postar um comentário