Pages

Ads 468x60px

27 de dez. de 2009

Feliz 2010!

É Queridos!
Mais um ano vai embora e só temos que agradecer a Deus por todas as bênçãos que ele nos proporcionou neste ano de 2009.
Desejo que para este ano de 2010, nossas esperanças se renovem e nós possamos viver cada dia como se fosse único aproveitando o máximo que pudermos de tudo o que nos for proporcionado.
E vamos nos dedicar mais ao estudo, hein!

Feliz Ano Novo


Gostou do recado? Clique aqui!

26 de nov. de 2009

Vagas para o Curso Técnico em Música do Manoel Novaes

Curso Técnico Em Música (Com Ênfase Em Execução De Instrumento)
Do Colégio Estadual Deputado Manoel Novaes
Ensino Médio Integrado À Educação Profissional
Duração: O Curso tem duração de 4 anos; ao final, o estudante receberá um diploma de Técnico em Música e o certificado de conclusão do ensino médio.
Instrumentos: Canto, Clarinete, Contrabaixo Elétrico, Flauta Doce, Flauta Transversal, Guitarra Elétrica, Piano, Percussão, Saxofone, Violão, Violino, Viola Clássica (De Arco), Trombone, Trompete.
Campo De Atuação: Grupos Musicais (Orquestras, Bandas Filarmônicas, Etc.); solistas ou atuações individuais em espaços públicos e privados; empresas que oferecem música para eventos, gravações, shows, etc; atividades e ocupações que exijam ou requeiram conhecimentos musicais.
O Que Faz O Profissional?
Atua como instrumentista musical, intérprete e criador; organiza grupos musicais e atua neles, seleciona, organiza e adequa repertórios; cuida do desenvolvimento, organização e da memória musical.
Requisitos: Ter concluído o ensino fundamental.
Os interessados ao ingresso no curso devem comparecer ao colégio Manoel Novaes, situado à Rua Araújo Pinho s/n, no dia 1º de dezembro para assistirem a uma palestra informativa do Curso.
Após a palestra, os candidatos às vagas serão entrevistados sobre habilidades musicais básicas.
Se você quer estudar música, não deixe esta oportunidade passsar!

17 de nov. de 2009

Cinquentenário da Morte de Villa-Lobos

Hoje comemora-se o cinquentenário da morte de Heitor Villa Lobos, maestro e compositor brasileiro. Ele morreu em 17 de novembro de 1959.

Suas composições eram baseadas na música popular: samba, chorinho, e também em sons de origem indígena e africana. Foi considerado o maior exponente da música no modernismo no Brasil.

Villa-Lobos participou da famosa Semana de Arte Moderna de 1922, em São Paulo, apresentando-se em 3 (três) dias com 3 (três) diferentes repertórios.

Dentre as suas principais composições temos as Bachianas (ciclo de nove obras dedicadas a Johann Sebastian Bach que trazem elementos de seresta e de música folclórica), cirandas para piano, prelúdios para violão, entre outras.

E, não podemos nos esquecer que Villa Lobos introduziu na grade curricular a disciplina de música nas escolas brasileiras, na década de 30.

Durante este mês vários eventos estão acontecendo desde o início deste ano. De Tóquio a Londres, incluindo as principais capitais brasileiras.

11 de nov. de 2009

Violão a 4 Mãos

Vocês já viram um violão tocado a 4 mãos? Vejam esse vídeo da apresentação do Duo Siqueira Lima tocando Tico tico no Fubá de Zequinha de Abreu a 4 mãos. É fantástico! Eles são muito bons! Técnica perfeita!

Eles são casados e começaram esse trabalho em 2002. Se você quiser saber mais sobre eles, clique aqui e visite o site do Duo Siqueira Lima.

Agora apreciem o Show!



1 de nov. de 2009

Software de Percepção Musical

Esse software eu achei no site Cânone Musical. É o GNU Solfege - um programa livre para treino de audição. Muito interessante, pois além de treinar intervalos, acordes e escalas, você poderá tocar ritmos ou escrevê-los após ouvir um exercício e treinar ditados melódicos, progressões harmônicas e etc.

Clique aqui e vá direto para a página de downloads. Quando passar para a página da GNU é só clicar em Windows installer. Então é só baixar e conferir. Eu já conferi e gostei!

25 de set. de 2009

Apresentação dos Alunos na Assembléia Legislativa da Bahia

Fiz esse slide com as fotos que foram tiradas lá na apresentação pelos próprios alunos. Ficaram ótimas!


18 de set. de 2009

Apresentação dos Alunos na Assembléia Legislativa da Bahia

Vejam aqui a gravação da apresentação dos alunos do Curso de Música do Colégio Manoel Novaes na Assembléia Legislativa da Bahia. Esta apresentação é resultado de uma iniciativa da Profª Rita Paixão de Sociologia que intermediou esse evento junto à Diretoria da Escola do Legislativo. Aconteceu no dia 1º de setembro no horário do intervalo do almoço dos funcionários.

10 de set. de 2009

Estudo de Intervalos

Vejam esse vídeo “Estudo de percepção” by Guitarraleão – intervalos
Ele toca todos os intervalos ascendentes e depois os associa a uma música para ajudar na memorização dos mesmos.

7 de set. de 2009

Percepção de Intervalos

Para você ter uma boa percepção de intervalos, é preciso praticar cantando cada intervalo com a ajuda de um instrumento, é claro, para não correr o risco de cantá-los errado. De preferência deve-se cantar não com nome de notas, mas com uma sílaba neutra (ex.: lá). Praticando assim, fica mais fácil distingui-los.
Outro método que considero bastante válido é o de associar cada intervalo a uma música conhecida. Isso vai facilitar a sua memorização dos intervalos.
Abaixo vou deixar uma lista de algumas músicas que podem ser relacionadas a seus respectivos intervalos para ajudá-lo em seu estudo.
Obs.:É só clicar na imagem que ela aparecerá em tamanho maior.



6 de ago. de 2009

PODCAST

Você sabe o que é um podcast?

O Podcast é como se fosse um programa de rádio, só que você pode ouvir a qualquer hora, em qualquer lugar e quantas vezes você quiser. Não só ouve, mas também pode produzir seus próprios programas e publicá-los na internet.

Você pode criar um podcast sobre qualquer tema do seu interesse ou até mesmo para compartilhar as suas músicas preferidas. As possibilidades são ilimitadas!

Para saber mais, acesse:

http://www.podcast1.com.br/i_tudo_sobre_podcasting.php

Ouça agora um Podcast do Penac, falando sobre como é gerado o som, origem dos nomes das notas, sobre diapasão, entre outras coisas, que encontrei no site acima.

30 de jul. de 2009

Perpetuum Jazzile & BR6

Recebi um e-mail com este vídeo do Perpetuum Jazzile & BR6 cantando “Aquarela do Brasil”. Perfeito!
Fui pesquisar sobre esses 2 grupos e para minha surpresa o Perpetuum Jazzile é um coral esloveno que nesse vídeo canta em português com uma ótima pronúncia, quase sem sotaque, e o BR6 é um grupo vocal brasileiro que canta A Cappella.
Além do vídeo que estou postando vocês podem ver e ouvir outros trabalhos desses grupos no YouTube e em seus sites oficiais.

Vejam que beleza:



27 de mai. de 2009

Pesquisa Dirigida - O Canto Coral

Olá turma do 2º ano de Música! Aqui vai a próxima atividade para vocês:

1º - Responda as questões propostas utilizando-se das referências indicadas:

a - Qual a origem do Canto Coral?
b - Qual a diferença entre coro e coral?
c - Quando surgiu o canto coral no Brasil e com que músico ele ganhou destaque?
d - O que significa cantar “A Cappella” ?
e - Como podem ser os coros?
f - O que é um coro misto?
g - Quais os naipes de um coral e qual a extensão de cada um deles?
h - Onde é praticado o Canto coral hoje em dia?


2º - A partir das referências indicadas e das respostas das questões acima, crie um texto para ser digitado no Word e apresentado à classe sobre o desenvolvimento do canto coral de sua origem, até os dias de hoje.

Referências de Pesquisa:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Canto_coral

http://www.corais.mus.br/corais_e_artes/cultura_e_curiosidades/53/index_int_7.html

http://musicaeadoracao.wordpress.com/2008/02/05/o-grupo-coral-the-choir-group/

20 de mai. de 2009

Software para Estudo de Percepção

Para quem quer treinar intervalos, tríades, tétrades, modos e notas individuais, vai aqui uma dica de um software “freeware” que você pode baixar sem nenhum custo. Chama-se Guido 1.03. Ele pode ser executado em qualquer computador com sistema operacional Windows (95, 98 ou NT), que possua placa de som ou sintetizador MIDI externo.

A versão 1.03 tem as seguintes funcionalidades:
  • Modo "Estudo", no qual o usuário pode ouvir os intervalos, modos ou acordes selecionados para o Teste;
  • Quaisquer combinações configuráveis de exercícios;
  • Modo de "teste seletivo", no qual o usuário pode estudar um único intervalo, modo, acorde ou altura absoluta, em comparação com os outros;
  • Indicação "on line" de acertos/erros;
  • O computador "aprende" os erros do usuário, insistindo nos intervalos, modos ou acordes que apresentaram maior dificuldade.

Para baixar o programa é só acessar:

http://br.geocities.com/bbasseto/download/index.htm

Origens do Canto Coral

A prática do Canto Coral vem sendo desenvolvida desde os tempos primitivos com o canto coletivo para adoração, agradecimentos aos deuses, até os dias de hoje.
No período clássico, na Grécia antiga, é que surge o termo CORAL = KHOROS, que significava um grupo de pessoas cantando, dançando, recitando poesias, juntos. Este era o coro na tragédia grega.
No cristianismo antigo, a prática coral estava ligada às funções religiosas e o coral ficava junto ao altar, separado da congregação por cancelas.
Desde os tempos antigos até hoje, vemos que o coral sempre esteve muito ligado ao culto religioso. Entre os séc. XVIII e XIX, é que começam a aumentar a quantidade de corais que não estão ligados à Igreja. Eles nasceram em várias regiões da Europa, devido a transformações na política na economia e na sociedade, que passou a buscar “sofisticações culturais”, aumentando assim o número de corais profanos nessas regiões.
Aqui no Brasil, os corais também eram ligados a funções religiosas. Na década de 30, porém, surge o Canto Orfeônico com características próprias, propiciando o canto coletivo, porém sem ser erudito. O repertório era baseado no folclore Nacional, valorizando a cultura do nosso povo.

Fontes:
http://www.luteranos.com.br/101/coral/artigos4.htm

http://www.operaprima.mus.br/textos/origem-do-coral.doc

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2005/espaco62dez/atualiza/cultura.htm

http://www.samba-choro.com.br/debates/1033405862