Pages

Ads 468x60px

20 de mai. de 2009

Origens do Canto Coral

A prática do Canto Coral vem sendo desenvolvida desde os tempos primitivos com o canto coletivo para adoração, agradecimentos aos deuses, até os dias de hoje.
No período clássico, na Grécia antiga, é que surge o termo CORAL = KHOROS, que significava um grupo de pessoas cantando, dançando, recitando poesias, juntos. Este era o coro na tragédia grega.
No cristianismo antigo, a prática coral estava ligada às funções religiosas e o coral ficava junto ao altar, separado da congregação por cancelas.
Desde os tempos antigos até hoje, vemos que o coral sempre esteve muito ligado ao culto religioso. Entre os séc. XVIII e XIX, é que começam a aumentar a quantidade de corais que não estão ligados à Igreja. Eles nasceram em várias regiões da Europa, devido a transformações na política na economia e na sociedade, que passou a buscar “sofisticações culturais”, aumentando assim o número de corais profanos nessas regiões.
Aqui no Brasil, os corais também eram ligados a funções religiosas. Na década de 30, porém, surge o Canto Orfeônico com características próprias, propiciando o canto coletivo, porém sem ser erudito. O repertório era baseado no folclore Nacional, valorizando a cultura do nosso povo.

Fontes:
http://www.luteranos.com.br/101/coral/artigos4.htm

http://www.operaprima.mus.br/textos/origem-do-coral.doc

http://www.usp.br/espacoaberto/arquivo/2005/espaco62dez/atualiza/cultura.htm

http://www.samba-choro.com.br/debates/1033405862

0 comentários:

Postar um comentário