
http://www.geradoresanimados.com
Este Blog é uma ferramenta para minhas aulas do Curso técnico em Música. Reúne informações e artigos sobre Percepção Musical e Canto Coral.
World Science Festival 2009: Bobby McFerrin Demonstrates the Power of the Pentatonic Scale from World Science Festival on Vimeo.
Fontes de pesquisa:
http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/766009-musico-paulo-moura-morre-aos-77.shtml
http://www.diariodepernambuco.com.br/viver/nota.asp?materia=20100713084352
Encontrei esse jogo e achei muito interessante. É só clicar na semicolcheia para ouvir o som e clicar no instrumento que você acha que produz o som tocado.
Quando você acerta, ele te dá informações (em Inglês) sobre o instrumento e a que família ele pertence na orquestra.
Clique aqui e divirta-se!
O timbre é a qualidade do som que nos permite distinguir a sua origem. Em outras palavras, se uma flauta toca uma nota e, em seguida, um oboé toca a mesma nota, ao mesmo tempo, na mesma intensidade, você pode facilmente distinguir entre os dois sons, porque uma flauta soa diferente de um oboé. Esta diferença está no timbre dos sons. Portanto, podemos dizer que timbre é a “cor” do som. Cada instrumento musical possui seu timbre próprio, assim como cada pessoa possui um timbre próprio de voz.
É importante trabalharmos a nossa percepção quanto a timbres instrumentais. Trabalhando a nossa percepção auditiva, apuramos nosso ouvido para notarmos as diferenças sonoras.
Você já conhece o timbre dos instrumentos de uma orquestra?
Clique aqui e conheça cada instrumento, suas características, timbres próprios e como estão dispostos estes instrumentos na orquestra.
Todos os anos, em abril, é celebrado o “Dia Internacional da Conscientização Sobre o Ruído”. Serão 60 segundos de silêncio, entre 14:25 e 14:26, para destacar o impacto do ruído nas nossas vidas cotidianas, proporcionando aos participantes uma pausa e uma oportunidade de conscientização sobre esse problema que atinge todos nós.
Junte-se a essa iniciativa e divulgue o International Noise Awareness Day (INAD) em sua comunidade: promova eventos na sua empresa, bairro ou escola e ajude-nos a fazer dele, um grande evento também aqui no Brasil.
Pare com esse barulho!
Aqui vão algumas dicas sobre saúde e higiene vocal para vocês colocarem em prática principalmente quando forem utilizar a voz por grande período.
O choro é um gênero em geral de ritmo agitado e alegre, caracterizado pelo virtuosismo e improviso dos participantes, que precisam ter muito estudo e técnica, ou pleno domínio de seu instrumento. É considerado a primeira música popular urbana típica do Brasil e difícil de ser executado. Os conjuntos que o executam são chamados de regionais e os músicos, compositores ou instrumentistas, são chamados de chorões. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Choro)
Pra quem quiser comemorar esta data, a CAIXA Cultural Salvador apresenta nos dias 23, 24 e 25 de abril (sexta a domingo), às 20 horas, no Salão Nobre, o espetáculo “Choros e Duetos – Pixinguinha e Benedito Lacerda”, com os instrumentistas Mário Seve (flauta) e David Ganc (saxofone). O acesso é mediante a troca de ingresso por um quilo de alimento na bilheteria da CAIXA Cultural, que fica na Rua Carlos Gomes, 57, Centro, a partir das 14 horas até meia hora antes do espetáculo.
O mau uso da voz é o responsável pela grande maioria das doenças que atingem o aparelho vocal. Entre os brasileiros, o problema mais comum é a rouquidão. Para os especialistas, este sintoma é um dos indicadores do câncer da laringe - se a rouquidão persistir por mais de duas semanas, há motivos para preocupação.
A prevenção pode passar por atitudes simples como não falar alto, não beber líquidos gelados, diminuir o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas, tomar bastante água e dar pequenas pausas para as cordas vocais durante o dia.
É importante que saibamos como cuidar da nossa voz, por isso vou continuar postando algumas dicas de cuidados que devemos ter com nossa voz.
Como vocês sabem, gosto muito de trabalhar ritmo com o Método de Ditado Musical de Pozzoli - Partes I e II nas minhas aulas de Percepção Musical. É muito bom para o desenvolvimento da leitura rítmica, pois ele traz exercícios que vão aumentando de nível de dificuldade indo do ritmo mais simples ao mais complexo.
Vou deixar aqui as lições do Pozzoli em mp3 para ajudá-los nos seus estudos:
Pois é! Em janeiro de 2009, o Presidente da República assinou o Decreto que instituiu a celebração, em 5 de março, do Dia Nacional da Música Clássica. O dia foi escolhido após uma enquete na internet e é a data de nascimento do compositor Heitor Villa-Lobos.
Uma série de apresentações estão programadas para comemorar a data
Aqui em Salvador, O Neojibá apresentará neste momento especial o primeiro concerto da temporada da Orquestra Sinfônica Juvenil 2 Julho, no Teatro Castro Alves, a partir das 19h30.
Os preços dos ingressos para o evento são populares: R$ 4 (inteira) e R$ 2 (meia).
Antonio Vivaldi - Quattro stagioni - Primavera .mp3 | ||
![]() | Found at bee mp3 search engine | ![]() |
Estamos de volta!
E pra começar este ano de 2010, aqui vai uma sugestão de bons livros que podem axiliá-los nos seus estudos de Teoria e Percepção Musical.
Livros para Teoria Musical
Teoria da Música - Bohumil Med
Teoria e Solfejo - Maria Tereza Gondim
Elementos Básicos da Música - Roy Bennett
Curso Preparatório de Solfejo e Ditado Musical - Osvaldo Lacerda
Livros para Percepção Musical
Guia Teórico-Prático para o Ensino do Ditado Musical - Heitor Pozzoli
Método Prince: Leitura e Percepção - Ritmo Vols. 1 e 2 - Adamo Prince
Método Completo para Divisão - Paschoal Bona
Percepção musical: Para Primeiro e Segundo Graus e Curso Superior, Método de Solfejo Baseado na MPB - Aderbal Duarte