Pages

Ads 468x60px

8 de mar. de 2011

Dia Internacional da Mulher

Nesse Dia Internacional da Mulher não podemos deixar de homenagear uma grande Mulher, Compositora, Pianista e Regente brasileira, Chiquinha Gonzaga (1847-1935).
Segundo a wikipédia, ela foi a primeira chorona, primeira pianista de choro, autora da primeira marcha carnavalesca (Ô Abre Alas, 1899) e também a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Passou por várias dificuldades em sua vida, e começou a usar o piano como um instrumento de trabalho, dando aulas particulares para se sustentar.
Tida atualmente como uma das maiores compositoras e instrumentistas da música brasileira de todos os tempos, Chiquinha Gonzaga possui uma obra que conta com mais de 2000 composições – sendo a marcha carnavalesca Ó Abre Alas a mais conhecida delas. Esta pianista carioca passou a vida enfrentando preconceitos, ficou longe dos filhos e foi alvo de toda espécie de sátiras e piadas. Rompeu com vários tabus em sua vida e apesar de tudo isso, foi uma mulher vencedora!


Fonte: Wikipédia a enciclopédia livre

2 comentários:

  1. Muito "saboroso" aos meus ouvidos!
    Nossa! Não sabia muito da historia assim de Chiquinha - uma bela obra literária que considero - e o video é sensacional!
    obs: não imaginava que eal "chorona" tbm... rsrsrsrs
    Bjão!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Lion! Ela é chorona sim!(rsrsrs)
    Que bom que vc gostou!
    Beijos!!!!!

    ResponderExcluir